quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5222 Dólar 5.1535

A TEMPERATURA DA CAMPANHA PARA O GOVERNO DA BAHIA

Redação - 02/05/2022 09:42

A campanha dos candidatos ao governo da Bahia vai pegar fogo, ou pode ser morna? Essa pergunta só tem uma resposta: só será possível tirar a liderança de ACM Neto na corrida eleitoral se a campanha pegar fogo e Jerônimo Rodrigues e João Roma partirem para cima do candidato da União Brasil.

Por outro lado, para manter sua liderança, ACM Neto precisa partir para cima dos governos do PT na Bahia, mostrando que ele é o novo, sem, no entanto, tocar no nome de Lula e ignorando João Roma, que só poderá crescer tirando votos do ex-prefeito.

Por isso, tudo indica que essa será a mais violenta campanha da história política recente na Bahia. Já há sinais de que isso pode acontecer. Ao judicializar a eleição por antecipação de Geraldo Jr. para a presidência da Câmara de Vereadores, a campanha de Neto mostrou que vai partir para cima dos governistas. E tanto é assim que, os aliados do ex-prefeito na Assembleia também prometem ir à Justiça para conseguir implantar a CPI da aquisição dos respiradores.   Em resposta,  os governistas falam da necessidade de investigação da montagem do hospital de campanha do Wet pela prefeitura de Salvador, quando ACM Neto era prefeito. E estão cavocando os escaninhos da administração de Neto na Prefeitura de Salvador.

A grande pergunta é se o acirramento da campanha fará Lula se posicionar mais claramente em relação a ACM Neto. À princípio, Neto não quer tocar no nome de Lula, estimulando a chapa Lula/Neto e o ex-presidente tampouco, pois pode precisar do ex-prefeito para enfrentar Bolsonaro no segundo turno. Mas será que essa estratégia se manterá frente a um acirramento violento da campanha. Só o tempo dirá.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.