quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 5.0093

FBI PRENDE “REI DO BITCOIN” DOS ESTADOS UNIDOS

admin - 01/05/2022 18:00

O FBI anunciou que efetuou a prisão do dono de uma empresa que supostamente trabalhava com a arbitragem de bitcoin, uma espécie de “Atlas Quantum dos EUA”. Essa atividade consiste em buscar comprar moedas em uma corretora e vender em outra, lucrando com a diferença de preço entre as duas. Como o mercado de bitcoin é global e com a presença de várias corretoras, muitos traders conseguem encontrar essas anomalias de preços e lucrar com operações. Contudo, para conseguir o lucro, é importante que, além de detectar uma diferença de preço, o trader realize a operação rapidamente.

Isso porque, como o preço do bitcoin flutua muito em segundos, é possível registrar prejuízos ao tentar comprar na baixa e vender na alta. Assim surgiu um mercado interessado em operar com robôs entre corretoras, abrindo espaço para muitos golpes no mundo todo. Com 44 anos, Japheth Dillman, dono da empresa Block Bits Fund, foi preso na última quarta-feira (27), após criar um golpe com criptomoedas em São Francisco, importante cidade dos Estados Unidos.

A acusação contra ele é de que entre junho de 2017 e julho de 2018, ele criou um produto chamado autotrader, que supostamente automatizava operações com bitcoin entre corretoras. “Dillman é acusado de ter representado a potenciais investidores que o Block Fits Fund estava desenvolvendo um novo autotrader que completaria automaticamente as negociações de arbitragem de criptomoedas em diferentes exchanges. Dillman disse a potenciais investidores que o Block Fits Fund lucraria explorando as diferenças de preço entre diferentes criptomoedas vendidas em várias exchanges. De acordo com Dillman, os fundos dos investidores seriam usados ​​para desenvolver e operar o autotrader, que ele disse aos investidores que estava funcionando e já retornando lucros.”

Com essa captação, ele prometeu que tinha as moedas dos investidores seguras em cold wallets. A promessa era de que os valores estavam em carteiras frias de parceiros, que iriam pagar juros sobre as moedas, uma declaração um tanto quanto surreal. Entretanto, ele colocou essas moedas em ICOs e outros investimentos arriscados do mercado de criptomoedas, nunca devolvendo aos investidores qualquer valor. Segundo a apuração do FBI e Receita Federal dos EUA, ele captou US$ 508 mil, cerca de R$ 2,4 milhões hoje. Caso condenado, segundo a justiça dos EUA (DoJ), ele e seu comparsa poderão pagar multa e prisão.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.