sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BLOCKCHAIN E METAVERSO SÃO DESAFIOS PARA JUSTIÇA

Redação - 01/05/2022 16:00

As tecnologias do metaverso e de blockchain foram citadas no evento Judiciário Exponencial como desafios para a justiça. Dessa forma, os profissionais do setor seguem se capacitando sobre os assuntos e buscando compreender como regular essas inovações. Esse evento foi sediado em 2022 no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), reunindo profissionais de todo Brasil, além de sua apresentação remota.

É importante destacar que as criptomoedas se tornaram parte de decisões judiciais em todo país nos últimos meses. Assim, juízes, promotores, entre outros estão buscando se capacitar sobre o assunto. Uma das palestras do evento Judiciário Exponencial, ocorrido no TJSC entre os dias 26 e 28 de abril, foi da juíza do TJSP Renata Baião. Palestrante e pesquisadora de blockchain, Renata destacou o potencial das aplicações nos tribunais.

Um dos exemplos que ela deu é que os contratos inteligentes (smart contracts) possam ser utilizados para resolver problemas. Além disso, com a blockchain seria possível automatizar a resolução de problemas, principalmente com a integração dessa com outras inovações, como IoT, por exemplo. Como a blockchain é um tema amplo, os profissionais devem se atentar as criptomoedas, NFTs, entre outros termos que seguem em alta neste setor.

Nos últimos dias, um concurso para juízes no Maranhão já exigiu conhecimentos em criptomoedas e contratos inteligentes de seus candidatos. “Regular o metaverso é um dos novos desafios da justiça”. Além da tecnologia blockchain, uma inovação que o judiciário está de olho é a inteligência artificial. O próprio tribunal de Santa Catarina tem passado por um forte movimento de adoção de robôs, que estão sendo implementados no TJSC desde 2013 e são casos de sucesso. Além disso, o CEO do evento Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, lembrou que um dos desafios dos profissionais do direito agora é em relação ao metaverso.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.