quarta, 26 de junho de 2024

PESQUISADORES ESTUDAM TRATAR DEPRESSÃO COM ALUCINÓGENO

Redação - 27/04/2022 14:32

“Tive uma experiência reveladora mística completa — o grande show psicodélico de luzes e sons multicoloridos.”

É assim que o britânico Steve se lembra de sua primeira dose de uma droga alucinógena, a psilocibina, o composto psicodélico encontrado em cogumelos mágicos (ou cogumelos alucinógenos).

A experiência dele fez parte de um ensaio clínico que alguns cientistas estão considerando um grande passo para uma revolução no tratamento da depressão.

Trata-se de um experimento científico complicado pelo fato de a droga ser ilegal no Reino Unido, onde ele é realizado. A psilocibina é uma substância controlada; seu uso é muito estritamente regulamentado.

Ou seja, pelas regras atuais, esse tipo de droga não pode ser usada para fins medicinais. Mas esse experimento, que examinou os cérebros dos participantes após o tratamento com psicodélicos, pintou um retrato físico extraordinário do efeito e da experiência com a psilocibina. As tomografias cerebrais mostraram “mais conectividade” entre diferentes regiões do cérebro.

Os pesquisadores dizem que suas descobertas revelam como os alucinógenos tiram uma pessoa deprimida “de uma rotina de pensamento negativo” — que a psilocibina “reintegra” um cérebro deprimido, tornando-o mais fluido, flexível e conectado.

Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY