A cidade de Salvador conseguiu ter classificação de conceito B no índice de Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional (Capag), que analisa a situação fiscal dos municípios que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. É o quinto ano consecutivo que isso acontece.
O resultado ocorreu pelo desempenho em três critérios avaliados: Endividamento (A), Poupança Corrente (B) e Liquidez (A). O maior destaque foi a categoria Liquidez, ficando em 4º lugar entre todas as capitais do Brasil e 1º lugar no Nordeste, com conceito A. Salvador se manteve à frente de capitais, como: São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.
O cálculo é feito anualmente e tem o intuito de avaliar, de forma simples e transparente, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.
O plano nacional estabelece alguns conceitos que classificam se as cidades estão aptas a obterem antecipação de crédito. No caso de Salvador, a boa capacidade de pagamento possibilita a obtenção antecipada de receitas e, consequentemente, a realização de políticas públicas que trazem benefícios sociais e econômicos ao cidadão soteropolitano.
O bom desempenho na Capag permite ainda que Salvador obtenha operação de crédito em qualquer instituição financeira nacional ou internacional, como o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), etc.
Foto: Reprodução