terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.189

RUI PEDE CONCLUSÃO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE COMPRA DE RESPIRADORES

Redação - 26/04/2022 09:52 - Atualizado 26/04/2022

Em meio à operação da Polícia Federal, em curso na manha desta terça-feira (26), que colhe informações em endereços de Salvador no âmbito das investigações de supostos desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa (PT), que era presidente da entidade à época dos fatos, afirmou que ‘espera que a apuração seja finalizada’ e que os responsáveis ‘respondam pelo mal feito’.

Em 2020, no início da pandemia da Covid-19, o Consórcio viabilizou a compra de  300  respiradores para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), equipamentos que nunca foram entregues. Rui costa, que já negou qualquer irregularidade por parte do Consórcio, autorizou, à época, a aquisição dos aparelhos.  O governo do estado acusa três empresas contratadas de não cumprirem os acordos celebrados durante o enfrentamento da Covid-19.

“São quase dois anos e a gente acompanha investigação após investigação, o que a gente quer é a conclusão disso e quem é culpado vai pro xilindró, responda pelo pelo mal feito e que o povo possa ter o dinheiro de volta”, disse o governador, durante visita às obras de um novo colégio em Salvador na manhã desta terça-feira. “É o que nós queremos e eu só tenho a lamentar a demora. Eu estou muito ansioso pra que isso seja concluído e os responsáveis sejam punidos. É o que eu desejo”, emendou Rui Costa.

Em junho de 2020, duas das empresas acusadas de inadimplemento, a Pulsar e a Ocean 26 Inc , devolveram parte dos recursos investidos na aquisição dos respiradores, em uma decisão que envolveu a justiça dos Estados Unidos, país sede das empresas. “A outra ação que ocorreu nos Estados Unidos, essa está resolvida, o estado já recebeu o dinheiro de volta. Então, eu gostaria de ver a mesma celeridade aqui no Brasil. A ação dos Estados Unidos já foi concluída e o dinheiro já foi devolvido. E aqui a gente ainda aguarda a conclusão, só posso desejar que seja mais rápido, mais célere e os responsáveis sejam punidos.”, afirmou o governador .

Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.