Os desafios do setor, bem como temas relevantes da atualidade estarão no centro dos debates na 3ª edição do Saber Imobiliário. Promovido pelo Sistema Cofeci-Creci, em parceria com o Sebrae, o evento, de abrangência nacional, acontece entre a próxima segunda e quinta-feira, de forma inteiramente online na internet.
O encontro é voltado para corretores de imóveis, trabalhadores em imobiliárias, e estudantes do curso de formação técnica ou de graduação na área. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas através do site projetosaberimobiliario.com.br, ou por meio da “bio” no Instagram do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis na Bahia (@crecibahiaoficial).
Abrindo os trabalhos, no primeiro dia, o palestrante, autor e especialista em tecnologia, Arthur Igreja, vai apresentar a conferência “Revolução do Metaverso” –, um dos assuntos mais comentados sobre o universo digital no último ano. “O Metaverso é um tema novo, novíssimo, porém, bastante em alta, o qual está todo mundo tentando entender, e a gente vai explorar o assunto. Conhecer um pouco mais da ferramenta, sem medo. Demistificar o conhecimento, e mostrar as oportunidades”, conta.
Igreja explica que a tecnologia possui “características de rede social, porém mais imersiva”. “É um ambiente virtual tridimensional, onde, ao invés de interagirmos com fotos ou vídeos, lidamos com uma realidade aumentada”, diz. Em outras palavras, uma espécie de “conexão da vida real com o mundo online”. “É muito importante que o Creci traga esse debate. Já tem muita gente comprando terreno no Metaverso, construindo, fazendo investimento. É possível que a pessoa deixe de investir no mundo físico e migre para o digital”, fala o especialista.
Ele cita como tendência já do presente e uma aplicação que deve crescer em escala no futuro, por exemplo, a visitação a imóveis de forma virtual. “Cresceu muito com a pandemia, e deve aumentar ainda mais, com uma interação muito mais realista (por parte do usuário”. E comenta o case da marca O Boticário, que, em 2021, comprou terreno e estabeleceu uma loja no Metaverso. Em um mês, o “local” recebeu sete milhões de “visitantes”, gerando vendas e novos negócios reais.
“Empresas e pessoas estão se estabelecendo nesse ambiente. Isso aumenta o relacionamento, fideliza o consumidor por meio de uma experiência nova, transformadora. É uma tecnologia geradora de negócios. Dificilmente, uma loja física (de perfumes) receberia essa quantidade de clientes no mesmo período”. Ele destaca, contudo, que os ambientes são criados no Metaverso com a premissa de “gerar escassez”. “Imagine um espaço urbano, mesmo que virtual, porém finito. Quem comprar, comprou. Quem chegar na frente vai encontrar melhores condições (negociais)”.
Outras palestras
Presidente do Creci em São Paulo, José Augusto Viana Neto vai palestrar, no segundo dia do seminário, sobre o portal imobiliário da entidade (www.portalcreci.org.br). Segundo ele, a ideia é converter a plataforma oficial do Creci no principal portal do país. E também o “mais seguro”.
Criada em 2003, ele conta que a ferramenta vem se aperfeiçoando com o objetivo de alcançar este patamar. Começou com três mil profissionais cadastrados, hoje conta com 14 mil, e mais de 500 mil imóveis. “É um publicador de anúncios gratuito. Fizemos uma primeira versão, e a linguagem foi ficando antiga, mas fomos atualizando, e hoje está bem moderna, leve, amigável. Nosso principal diferencial é o foco na segurança do usuário. A internet tornou-se um campo minado quando o assunto é a pesquisa imobiliária”.
“São muitos golpes, com muito estelionatário atuando. E nós queremos dar essa cara de ambiente seguro para o consumidor, que busca comprar, vender ou alugar um imóvel”, afirma. A garantia, ele conta, é que na plataforma do Creci somente corretores de imóveis e imobiliárias podem cadastrar ofertas. O cliente final também tem um campo para ele próprio publicar um anúncio, para daí receber em seguida o contato de um profissional da entidade para tratar da transação.
Ainda segundo o dirigente, para o crescimento da plataforma é preciso “publicidade”. “Estamos criando uma campanha publicitária nacional com esta finalidade. Não objetivamos competir com os portais, eles têm muito mais recursos. Nós desenvolvemos a ferramenta com a nossa equipe de desenvolvedores. Porém, ultimamente, houve a interferência de alguns portais incentivando a compra direta de imóvel pelo cliente, sem a intermediação do corretor. Mas, quem anuncia lá são os próprios corretores”.
O terceiro dia de programação será marcado pela palestra “Inteligência Financeira para Corretores Imobiliários”, proferida pelo especialista Gustavo Cerbasi. E fechando o evento, na quinta, tem o economista Ricardo Amorim falando sobre “Tendência e Economia para Setor Imobiliário”.
Foto: divulgação