A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,7% em abril. Foi o quarto aumento mensal consecutivo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O indicador tingiu 78,5 pontos, o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos), mas ainda abaixo do nível de satisfação (100 pontos). O resultado deste mês também foi melhor do que o alcançado em igual período do ano passado, quando a ICF apresentou 70,7 pontos. O principal destaque positivo da pesquisa foi o índice Emprego Atual, com crescimento de 2,8% foi a 103,9 pontos e atingiu o maior nível desde abril de 2020. Já a Perspectiva Profissional, que registrou a segunda maior pontuação, 94,9, contou com a maior expansão mensal, de 5,7%. “Estamos vivenciando um momento de retomada da economia, o que faz com que a população se sinta mais esperançosa em relação às oportunidades profissionais. Com mais empregos, os consumidores passam a ter maior acesso a renda”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Foto: reprodução site/FGV Ibre