(imagem de Deborah Vieitas – CEO Amcham Brasil)
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) convidou alguns dos maiores especialistas em competitividade e sustentabilidade empresarial para o seu 1º Fórum Nacional ESG, que acontecerá de forma 100% digital, de 26 a 28 de abril, sempre das 8h30 às 10h30. Nas mesas redondas, heads da Cosan, Vale, BNDES, Dow, WayCarbon, Better Governance, World Economic Forum e Gávea Investimentos discutirão estratégias, ações e insights para a implementação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português), de forma simples e imediata, a exemplo do que vêm fazendo suas organizações, que já pautam suas decisões no tema e têm se tornado grandes referências em competitividade e sustentabilidade empresarial. As inscrições do projeto gratuito voltado para líderes empresariais já estão abertas no link https://bit.ly/ESGAmcham, onde também é possível consultar o calendário de atividades.
A líder indígena brasileira Txai Suruí, que discursou na abertura da COP 26, e Ann Rosenberg, conselheira de Governança Climática no World Economic Forum, são alguns dos destaques do encontro, que a cada dia abordará um dos pilares do ESG: Governance – Environmental – Social. O objetivo é mostrar sua aplicabilidade ao ambiente de trabalho, tratando de temáticas relevantes como sustentabilidade, diversidade e compliance com o objetivo de incentivar mudanças significativas, moldar as empresas e a sociedade em um ambiente mais íntegro e inclusivo.
Para a líder da filial baiana da Amcham, Lilian Marins, vivemos um momento muito oportuno para discutir a agenda ESG, que já é uma realidade em todos os continentes. “É urgente a sua aplicação para conseguirmos avançar nos aspectos ambiental, social e de governança, a fim de garantir a sobrevivência das espécies e a preservação do planeta, bem como ganhar lugar de destaque na mesa dos principais tomadores de decisão do país”, afirma.