domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINERADORAS BAIANAS INVESTEM EM PROJETOS ESG

Redação - 18/04/2022 16:38

Na Bahia, ações de ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês) são cada vez mais comuns e geram resultados econômicos e de preservação do meio ambiente. Empresas de mineração com classificações ESG mais altas, superaram o desempenho do mercado durante o pico da Covid-19, entregando 34% de retorno aos acionistas nos últimos três anos, dez pontos percentuais acima do índice do mercado, segundo o relatório “Mine 2021”, 18ª revisão anual das 40 maiores empresas de mineração da PwC, que examina as tendências globais na indústria de mineração. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 18, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).

Dentre as ações, o processo de conscientizar a própria comunidade, onde as mineradoras atuam, já tem gerado frutos. Em Caetité, cidade situada a 645 quilômetros da capital baiana, a Bamin, uma das principais produtoras de minério de ferro do estado, desde 2010, evitou que 2,5 milhões de quilos de resíduos recicláveis fossem parar nos lixões, além de gerar mensalmente uma renda total de R$ 36 mil, o que equivale a R$ 1,2 mil para cooperados.

O projeto passou a atuar, no ano passado, também no município de Licínio de Almeida, situado a 745 quilômetros de Salvador. A ação contempla um ponto de coleta em Brejinho das Ametistas, além de um minhocário para produção de húmus e uma horta orgânica, que está produzindo verduras e legumes para os próprios cooperados e está ampliando a coleta de resíduos orgânicos para aumentar a compostagem.

Outro projeto que promete render frutos é o de educação ambiental em escolas do município de Jacobina, localizado a 339 quilômetros da capital baiana. A ação, desenvolvida pela Yamana Gold, uma das maiores produtoras de ouro do país, conta com parceria da Prefeitura Municipal de Jacobina e o Ministério Público da Bahia.

 

Foto: Reprodução/SDE-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.