Motoristas foram multados 487,8 mil vezes na capital baiana só no ano passado, segundo dados disponibilizados pela Transalvador. As infrações mais cometidas foram limites de velocidade superior ao permitido em até 20% e estacionamento irregular. Entre todas as vias da cidade de Salvador, a Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô) foi onde mais multas foram aplicadas. No total, foram 26,7 mil no sentido centro da cidade.
Para a especialista em trânsito Cristina Aragón, a grande quantidade de multas na Bonocô pode ser explicada pelo fluxo intenso e fiscalização eletrônica. “Ela tem um tráfego bem pesado, são muitos veículos porque é praticamente uma das entradas da cidade”, diz. A via liga a BR-324 ao bairro do Comércio. Cristina afirma ainda que a Av. Mário Leal Ferreira deveria ter um limite de velocidade menor do que o atualmente permitido, de 70km/h, por conta da passagem de pedestres no local. “Existem muitas comunidades ali e as pessoas acessam o canteiro central para utilizar como área de lazer”, acrescenta.
Em 2020, a Bonocô também esteve presente na lista das vias que mais registraram infrações cometidas, mas em quarto lugar. Neste ano, a avenida teve um acréscimo de 33% em relação ao ano passado, quando 18 mil multas foram aplicadas. Figurando em segundo e terceiro lugares no pódio, estão a Av. Presidente Castelo Branco (22,9 mil) e a Av. Octávio Mangabeira (21,9 mil). As duas são recorrentes em número de multas porque aparecem na lista de 2020. A primeira delas mante o segundo lugar por dois anos consecutivos, enquanto que a segunda saltou do sétimo para o terceiro.
Confira a lista completa das multas aplicadas em 2021:
Vias que mais registraram multas em 2020:
Foto: divulgação