terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5619 Dólar 5.1244

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS OFERECE 15 MIL VAGAS

Redação - 12/04/2022 16:43

São 15 mil vagas oferecidas pelo Programa Universidade Para Todos, com início das aulas previsto para maio, quando começa uma jornada destinada ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes para acesso ao Ensino Superior.

Os cursos são oferecidos pelas quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). Para 2022, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realiza o investimento de R$10 milhões no Programa.

Realizado por meio virtual, para o processo de inscrição no UPT basta acessar o Portal da Educação com os dados escolares e pessoais e preencher um questionário socioeconômico. O critério de classificação inclui o lançamento das notas de português e matemática, do último ano do Ensino Médio para egressos e notas 2° ano, para o caso de concluintes que estão no 3° ano em 2022.

Além dos egressos do Ensino Médio das redes estadual ou municipais da Bahia (ou suas modalidades correspondentes), o Programa também incluí alunos no 4º ano da Educação Profissional. Também podem se inscrever alunos que concluíram os estudos através do Tempo de Aprender II, da Educação de Jovens e Adultos, concluído até 2008; e ainda aqueles que realizaram o exame supletivo ou Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes participantes do UPT recebem ainda orientação profissional, com dicas sobre diversas profissões, e informações  sobre as principais políticas de acesso e permanência vigentes nas universidades. Atualmente, Programa Universidade para todos abrange os 27 territórios de identidade da Bahia, com atuação direta em 200 municípios e com 270 locais de funcionamento.

Com cerca de 30 mil estudantes que já foram atendidos, o UPT se consolida como uma importante política de inclusão para alunos da rede pública acessarem ao Ensino Superior. “O Estado vem promovendo uma rede colaborativa, onde os programas e projetos se fortalecem para a nossa juventude que é o nosso foco principal. Temos a missão de fazer com que esse estudante perceba e compreenda que a universidade é pra ele, que ele pode ingressar e permanecer lá concluir o seu ensino superior”, destaca Patrícia Machado, coordenadora geral do UPT.

Os universitários que passaram pelo UPT podem voltar para o programa na condição de professor/monitor, a partir do terceiro semestre da graduação, caso desejem. Desta forma, o UPT figura ainda enquanto parte de uma política de permanência no ensino superior e garante a retroalimentação do programa, além de oportunizar o exercício da docência e garantir uma remuneração para os futuros profissionais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.