quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

BOLSONARO: ORÇAMENTO SECRETO ‘AJUDA ACALMAR’ PARLAMENTO

Redação - 11/04/2022 18:40

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista ao programa Irmãos Dias Podcast, exibida nesta segunda-feira (11), que a emenda de relator-geral (RP 9), que compõe o orçamento secreto, “ajuda a acalmar” o Parlamento.

“Essa é outra parte de emenda que ajuda a acalmar o Parlamento. O que eles querem, no fim das contas, é mandar recursos para sua cidade. Não tenho nada a ver com isso”, declarou o mandatário. “E quando falam em ‘orçamento secreto’ é falta de caráter por parte da imprensa, porque é publicado no Diário Oficial da União. Eles têm acesso a tudo que é feito com esses aproximadamente R$ 15 bilhões”, concluiu.

Esse tipo de emenda ficou conhecida como secreta, porque, até maio 2021, não era possível saber qual parlamentar indicou a utilização dos recursos, nem a justificativa para essa destinação. A modalidade sem transparência, durante o governo Bolsonaro, foi adotada com objetivo de garantir apoio político do Centrão e angariar votos para aprovar projetos no Congresso. Em 2021, o valor do orçamento secreto foi de R$ 16 bilhões.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.