Colecionando prêmios e títulos desde sua inauguração em 2015 por conta da personalidade com a qual imprime em suas receitas ousadas, a Cervejaria Dogma está constantemente inovando: seja na elaboração de novas cervejas sazonais, seja nas artes que ilustram suas latas ou no lançamento de seu moderno sistema de franquias. Recentemente, no final de 2021, a Dogma anunciou a aceitação de bitcoin em todas as suas unidades físicas como forma de pagamento – e, claro, que tal feito foi homenageado com a criação de uma cerveja sazonal, a Satoshi, uma Hazy IPA de 6,5% de teor alcoólico feita com os lúpulos Bravo, Citra e Strata.
Embora de segmentos totalmente diferentes, cerveja e bitcoin vêm cada vez mais fazendo adeptos no Brasil. A independência das instituições financeiras no gerenciamento dos investimentos proporcionada pela revolução das criptomoedas fez com que a ex-dentista Carol Souza e a publicitária Kaká Furlan criassem um canal no YouTube sobre educação financeira voltada a bitcoin e criptomoedas. Criado em 2019, o UseCripto, já conta com mais de 149.000 inscritos, com mais de quatro milhões e quinhentas mil visualizações.
Kaká Furlan é publicitária e educadora bitcoiner. Atua como criadora de conteúdo, community manager e põe a mão na massa no mercado cripto. Através das redes do UseCripto, ajuda milhares de pessoas a entender o poder do bitcoin como acelerador da liberdade financeira. Carol Souza é ex-dentista e educadora bitcoiner. Carol comprou bitcoin pela primeira vez em 2017 e desde então mergulhou nos estudos sobre a moeda digital que está mudando o mundo e o sistema financeiro global. Atua como palestrante e content creator, gerando diariamente conteúdos com foco em facilitar o aprendizado sobre bitcoin e formar novos soberanos financeiros. Para saber mais sobre a plataforma educacional UseCripto.
“Quando começamos a estudar sobre bitcoin e criptos, percebemos que esse seria um futuro inevitável para o mundo e para o mercado financeiro. Hoje o UseCripto conta com mais de 265 mil seguidores nas redes sociais e é um dos principais projetos de educação sobre bitcoin e criptos da América Latina. Para o primeiro semestre de 2022 lançamos a nossa própria plataforma educacional sobre bitcoin e criptos (usecripto.com.br), onde o aluno pode pagar pelos cursos em bitcoin onchain e via lightning e estamos indo para a Bitcoin Conference em Miami fazer a cobertura do evento” – explica Kaká, cofundadora do UseCripto.
Com o crescente sucesso do projeto ao longo dos últimos três anos, Kaká e Carol decidiram que era hora de investir em uma outra antiga paixão: a cerveja artesanal. E para tanto firmaram parceria com a Dogma: “Queríamos unir nossas duas paixões: bitcoin e cerveja. Ter um rótulo próprio era um sonho pessoal e achamos que a cerveja também pode ser um meio de levar à educação sobre bitcoin para mais pessoas, por isso a cervejaria escolhida para essa parceria não poderia ser outra senão a Dogma, uma vez que ela produz cervejas incríveis e foi a primeira franquia de bar de cervejas a aceitar bitcoin como pagamento, o que tem tudo a ver com a nossa filosofia de vida e nosso projeto” – esclarece.
Foto: divulgação