domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1377

VIA SACRA ACONTECE NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR NESTA QUARTA

Redação - 06/04/2022 16:48

A Via Sacra que reúne em Salvador as Irmandades, Devoções, Confrarias, Ordens Terceiras, religiosos e leigos, acontece nesta quarta-feira (6), às 17h, com saída da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, no Comércio, até a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.

De acordo com o frei Felipe Ferreira, a ocasião que relembrará os passos de Jesus no caminho até o calvário, irá reunir todas as comunidades que fazem parte do Centro Histórico, sem exceção. Ele também destaca que uma das estações mais fortes será a morte de Jesus, no Largo do Pelourinho, local onde negros foram torturados e mortos no passado.

“Vai ser algo que vamos conseguir congregar e reunir as comunidades, além de trazer a mensagem sinodal. Estaremos celebrando, em comunhão, este momento tão importante para nós, cristãos, percorrendo a Via Crucis, com os mesmos passos percorridos por Jesus. Diante disso, cada estação falará por si própria, pois iremos refletindo o caminho até o calvário associado ao que cada uma das Igrejas representa”, diz o frei Felipe.

De acordo com a Arquidiocese, outra estação que marcará a Via Sacra será a 13ª, quando Jesus é descido da Cruz e colocado sobre o colo da Virgem Maria. Este momento será recordado em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

“O filho morto nos braços da Mãe da esperança mostra que nós precisamos continuar a caminhada. Após a Igreja do Carmo, onde tem uma imagem do Cristo Morto, da autoria do artista conhecido como ‘O Cabra’, seguiremos para o Carmo e vamos finalizar no Passo, uma Igreja que representa muito a religiosidade e a devoção do povo baiano”, afirma o frei.

Confira o percurso da Via Sacra:

1ª Estação – Igreja Nossa Senhora da Ajuda

2ª Estação – Palácio da Sé

3ª Estação – Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

4ª Estação – Casa de Jandira (Rua do Bispo)

5ª Estação – Quartel do 18º BPM

6ª Estação – Igreja de São Francisco

7ª Estação – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

8ª Estação – Cruzeiro de São Francisco

9ª Estação – Igreja da Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão

10ª Estação – Igreja São Pedro dos Clérigos

11ª Estação – Sede dos Filhos de Gandhy

12ª Estação – Largo do Pelourinho

13ª Estação – Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

14ª Estação – Igreja do Carmo

15ª Estação – Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo

Foto:  Bruno Concha / Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.