sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1615

VEJA AS CURIOSIDADES DOS GRUPOS DA COPA

Redação - 02/04/2022 16:03

O sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo foi realizado nesta sexta-feira, definindo os três primeiros jogos de cada seleção no Catar. Além das partidas que serão realizadas, os grupos do Mundial revelam uma série de curiosidades e coincidências que valem ser destacadas. O ge separou algumas delas.

Grupo do Brasil “quase” repetido

“O Brasil foi sorteado como cabeça de chave da Copa do Mundo, num grupo com Suíça, Sérvia e C…” Até aí, a informação acima serviria tanto para a Copa do Mundo da Rússia, de 2018, quanto para o Mundial de 2022. A única mudança em relação ao grupo brasileiro de quatro anos atrás é a entrada de Camarões no lugar da Costa Rica.

Em solo russo, o Brasil passou em primeiro lugar na chave, com sete pontos, vencendo a Sérvia por 2 a 0 e empatando com a Suíça. Veja o histórico da seleção brasileira contra os adversários do grupo na Copa do Mundo do Catar

Messi x Lewandowski e o duelo de melhores do mundo

Melhor do mundo em seis oportunidades, Lionel Messi enfrentará já na primeira fase o atual vencedor do prêmio da Fifa, Robert Lewandowski. O centroavante do Bayern de Munique foi o melhor do mundo em duas oportunidades (2020 e 2021). Na última temporada, apesar do prêmio The Best ter ido para o polonês, o argentino faturou a Bola de Ouro da France Football.

Messi tem 160 jogos e 81 gols pela seleção argentina, que é uma das favoritas ao título da Copa do Mundo após campanha invicta nas Eliminatórias Sul-Americanas. Já Lewandowski tem 75 gols em 129 jogos pela Polônia, que se classificou vencendo a Suécia nos playoffs das Eliminatórias Europeias.

Uruguai “persona non grata” no Grupo H

No Grupo H, o Uruguai é “persona non grata” para os três adversários. Recentemente, Coreia do Sul, Gana e Portugal foram eliminados pelos uruguaios, que possuem dois títulos mundiais (1930 e 1950). Em 2010, na Copa da África do Sul, a seleção comandada por Óscar Tabárez derrotou os coreanos por 2 a 1 nas oitavas de final, com direito a dois gols de Luis Suárez. Na fase seguinte, o Uruguai enfrentou Gana numa partida histórica: após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, Suárez colocou a mão na bola em cima da linha, salvando um gol ganês, no final do segundo tempo da prorrogação.

Na base do drama, Uruguai despacha Gana nos pênaltis e avança às semis

Na sequência, com cavadinha de Loco Abreu, os uruguaios avançaram para a semifinal. Confira abaixo um especial do Baú do Esporte com Cleber Machado relembrando o duelo.

Por fim, o Uruguai enfrentará Portugal, adversário batido por 2 a 1 nas oitavas de final da última Copa do Mundo, na Rússia. Na oportunidade, Cavani balançou as redes duas vezes para os uruguaios e o brasileiro naturalizado Pepe descontou para os portugueses.

O encontro desta vez selará também um encontro de dois grandes atacantes do futebol mundial: Cristiano Ronaldo e Luis Suárez duelarão naquela que pode ser a última participação de ambos em Copas do Mundo.

Alemanha tenta revanche contra a Espanha

Espanha e Alemanha se enfrentando na fase de grupos da Copa do Mundo, por si só, já é um confronto que atrai olhares por se tratar de duas das favoritas à conquista do torneio e duas campeães mundiais. Porém, desta vez, o duelo do Grupo E tem um atrativo a mais: os alemães tentam vingar a derrota na semifinal de 2010.

Na oportunidade, a Alemanha chegava forte às semifinais, depois de ter eliminado a Inglaterra e a Argentina nas oitavas e nas quartas de final, respectivamente, fazendo grandes atuações. A Espanha, praticando o tiki-taka, não encantava tanto, mas vencia de forma segura.

No duelo pela semifinal, 1 a 0 para os espanhóis, com gol de Puyol. Na sequência, a Fúria conquistou seu primeiro título mundial, vencendo a Holanda na grande final. O último jogo entre as duas seleções acabou em 6 a 0 para a Espanha, em 2010.

Clássicos no Grupo B

No Grupo B da Copa do Mundo do Catar, os Estados Unidos enfrentarão a Inglaterra. Os americanos foram colonizados pelos ingleses, antes de conquistarem sua independência em 1776 e se tornarem a maior potência econômica e militar do mundo.

Além de duelar contra os americanos, os ingleses poderão enfrentar a Escócia ou o País de Gales, ambos membros do Reino Unido, caso se classifiquem na repescagem das Eliminatórias Europeias, que será disputada em junho.

Os Estados Unidos, além da partida contra a Inglaterra, vão jogar contra o Irã, partida que já aconteceu em 1998 na Copa do Mundo da França. Naquela época, em um clima de extrema tensão geopolítica, os asiáticos venceram os EUA por 2 a 1.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.