domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

OESTE DA BA APARECE EM RANKING NACIONAL DE INCÊNDIOS

Redação - 29/03/2022 16:15

Um estudo elaborado pelas universidades Federal de Minas Gerais (UFMG) e de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontou que três municípios da região Oeste da Bahia estão entre os 40 do país que mais sofrem impacto dos incêndios florestais no Brasil: Jaborandi, Formosa do Rio Preto e Cotegipe, localizadas no Cerrado brasileiro.

O estudo quantifica a influência dos fatores climáticos, uso da terra, desmatamento e vegetação seca, que atua como combustível ao fogo, na ocorrência de incêndios na Amazônia, Pantanal, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.
Principais causas

O levantamento trouxe ainda quais são as principais causas que tem levado a propagação dos incêndios. Entre os motivos estão a produção agropecuária e o uso do fogo para rebrota de pasto, que se iniciam em propriedades privadas, escapando em seguida para as áreas de vegetação nativa das Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além disso, o principal autor da ação é o ser humano.

Por último, a pesquisa também mostrou que a vegetação nativa, sobretudo as formações florestais em todos os biomas, está sendo fortemente impactada pelo fogo, perdendo, como resultado, sua capacidade de regeneração devido à recorrência do fogo – nos 20 anos examinados pelo estudo, 45% do Pantanal, 34% do Cerrado e 9% da Amazônia pegaram fogo pelo menos uma vez.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.