Salvador completa nesta terça-feira (29) 473 anos de fundação tendo uma cobertura de 88% no serviço de esgotamento. Segundo a empresa estadual Embasa, esse percentual deve subir em breve. Obras de infraestrutura em duas bacias sanitárias da capital estão com 60% de execução. O investimento é de R$ 168 milhões, com recursos do antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e próprios da Embasa.
Quando finalizadas, as intervenções serão ligada às redes coletoras já instaladas dos bairros do Trobogy (foto), Canabrava, São Marcos, Vila Canária, Sete de Abril e parte de Castelo Branco. O esgoto coletado nestas áreas serão conduzidos até uma estação de condicionamento prévio para ser enviado ao emissário submarino da Boca do Rio.
“Com a vigência da nova lei nacional de saneamento básico, desde julho de 2020, a Embasa se planejou para atender as metas de universalização da lei: 99% de cobertura para água e 90% de cobertura para esgoto até 2033”, afirma a estatal, em nota. Em 2022, a Embasa planeja investir R$ 1,4 bilhão em todo o estado na melhoria e ampliação da infraestrutura dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em sua área de atuação.
Foto: Luciano Rego/assessoria/Embasa