IPEA: BAHIA TEM SEGUNDA MAIOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO EM JANEIRO

IPEA: BAHIA TEM SEGUNDA MAIOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO EM JANEIRO

Por Redação

O estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta segunda-feira, 28, indica que o movimento de retomada do mercado de trabalho, com ampliação da população ocupada e com impactos na redução do desemprego (veja aqui). No entanto, segundo o documento acessado pelo Bahia Econômica, a Bahia tem a segunda maior taxa de desocupação do país.

O estudo analisa os dados desagregados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dados mensalizados pelo Ipea, relacionados ao mês de janeiro. Em termos absolutos, o recorte regional mostra que as maiores taxas de desocupação foram verificadas em Amapá (17,5%), Bahia (17,3%) e Pernambuco (17,1%).

O recuo generalizado do desemprego foi mais intenso na Região Sudeste, em que a taxa de desocupação caiu 3,9 pontos percentuais entre 2020 e 2021, passando de 15,1% para 11,2%. Já as taxas de desocupação das regiões metropolitanas e não metropolitanas passaram de 17,1% e 12,0%, em 2020, para 13,1% e 9,6%, em 2021.

 

Foto: Reprodução