Estudar muito, se especializar em algo, trabalhar na mesma função até a aposentadoria: este parece ser exatamente o caminho reverso da nova geração, que busca flexibilidade, um bom salário e novos desafios na mesma proporção. Pensando nesses profissionais que querem explorar novos rumos em suas carreiras, o Certifiquei inicia nesta quarta-feira, 23, em parceria com a Suno, a distribuição gratuita por tempo limitado do novo e-book “Manual das Profissões no Mercado Financeiro”, escrito por Tiago Reis, fundador da Suno, e Guilherme Almeida, sócio-fundador do Certifiquei.
Esta ação faz parte da campanha “Procura-se um analista CNPI”, que, na próxima semana, oferecerá uma condição especial no curso preparatório para a certificação.
O livro, disponível na Amazon gratuitamente até às 5h de sexta-feira, 25 de março, oferece ao leitor um panorama completo da estrutura do mercado de capitais brasileiro e das oportunidades para quem quer construir uma carreira em uma das áreas que mais crescem no País.
Guilherme Almeida ressalta o papel da educação, formal ou não, na formação de um bom profissional. “Mantenha-se atualizado, sempre. Seja pela educação formal, seja por cursos de curta duração ou um aprendizado no YouTube. O mercado financeiro, em particular, é dinâmico e não espera. Encare todas as ferramentas à sua disposição como possibilidades que podem lhe trazer algum ganho: dá para usar o Instagram como entretenimento e como um meio de estabelecer conexões e trocar experiência”, aconselha.
Com simulações e exemplos de perguntas feitas em testes de certificação, o e-book conta com entrevistas de nomes já consagrados no mercado, como da analista de investimentos Gabriela Mosmann e do head da Suno Consultoria, Ivens Gasparotto, ambos do Grupo Suno, e de Larissa Martins, economista e sócia da EQI Investimentos, que dividem suas experiências e o caminho que traçaram para conquistar o sucesso profissional.
Tiago Reis, fundador do Grupo Suno e sócio da Certifiquei, ressalta que, embora o mercado conte com profissionais graduados em diversas áreas, como direito, engenharia, arquitetura, medicina e afins, é preciso buscar conhecimento além do oferecido no ambiente acadêmico.
“Ter um diploma universitário é uma condição básica para ingressar neste meio, mas só a graduação não é suficiente: é preciso conhecer as possibilidades para conciliar carreira e crescimento pessoal no campo dos investimentos. Este livro foi pensado justamente para suprir esta lacuna, pois se o número de investidores pessoa física cresce no Brasil, também cresce o número de pessoas interessadas em trabalhar no mercado financeiro”, conclui.
Foto: divulgação