sábado, 05 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

MIRANTE DA SALVAMAR DESABA E SINDICATO DENUNCIA DESCASO

Redação - 23/03/2022 07:03 - Atualizado 23/03/2022

Os mirantes elevados na orla marítima de Salvador desabaram do piso de uma das estruturas e causou a queda de dois salva-vidas na tarde desta terça-feira (22). Ao bahia.ba, a Salvamento Aquático (Salvamar) confirmou o ocorrido e informou que os profissionais foram atendidos, mas sem apresentar nenhum ferimento grave.

“De imediato a equipe da Supervisão da área foi acionada e deslocou ao local do ocorrido pra prestar o devido apoio aos colegas, sendo informados pelos mesmos que nada de grave havia acontecido e que não haveria a necessidade de deslocamento ao pronto socorro médico, restando apenas o susto e a necessidade urgente dos devidos reparos para que episódios como esses não voltem a se repetir”, informou a pasta.

Denúncias

Apesar de não haver vítimas fatais, a situação fez com que Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) denunciasse sobre o descaso do órgão com os profissionais. Segundo o diretor do Sindseps, Pedro Barretto, a entidade fez queixas à Coordenadoria da Salvamar, além de notificar ao Ministério Público do Trabalho (MPT/BA) sobre as péssimas condições dos equipamentos disponíveis para atuação nas praias da capital baiana.

“Notificamos ao Ministério Público do Trabalho e por diversas vezes, fizemos intervenções junto à Salvamar, Semop e Semge para que tomassem as medidas necessárias para prover equipamentos para salvamento aquático com qualidade para atender aos banhistas. Diante do quadro lastimável, a prefeitura nada fez e se manteve em promessas nunca realizadas”, disse Barretto.

O sindicalista diz ainda que falta efetivo completo na Salvamar para atuar e aponta que as condições sanitárias e estruturais dos mirantes causam risco à saúde dos profissionais. “Temos um efetivo abaixo do mínimo necessários para a cobertura de toda a orla marítima da cidade. Temos concursados aguardando chamado. O Subúrbio e a Cidade Baixa também precisam de salvamento aquático. Infelizmente nem temos condições de atender a esse trecho, pois as poucas possibilidades que temos são equipamentos precários e mirantes sujos, com lixo e material biológico de todas as espécies. Agora, além disso tudo, o risco de desabamento, ferimentos e até mesmo, morte”, desabafou.

Foto: Sindseps

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.