sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MUNICÍPIOS DEBATEM IMPLANTAÇÃO DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA

Redação - 22/03/2022 17:32

Os representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB), Federação dos Consórcios da Bahia (Fecbahia) e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) se reuniram nesta terça-feira, 22, para discutir o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, elaborada pela Secti em parceria com diversos atores interessados na temática.

Responsável por coordenar o Grupo de Trabalho do Marco Legal, desde a sua implantação em 2018, o assessor de planejamento e gestão da Secti, Edson Valadares, afirmou a necessidade dos municípios incorporarem a temática. “É preciso à municipalização da área, porque enquanto os municípios não entenderem que ciência e tecnologia é um vetor fundamental no processo de desenvolvimento eles não irão avançar”, disse.

Valadares citou ainda a implantação da rede Inova Cidades que será lançada em breve, com editais da FAPESB voltados aos municípios, com recursos da ordem de R$70 milhões para investimento na área de ciência e tecnologia.

O Marco Legal visa facilitar o desenvolvimento de pesquisas e de novas tecnologias com transparência e objetividade. O início da ação aconteceu em 2018, com a criação do Grupo de Trabalho, composto por integrantes do governo, indústria, comércio, agropecuária. O grupo realizara reuniões para dar origem a uma lei que esteja em conformidade com as demandas específicas dos diferentes setores econômicos do estado.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.