sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BC DEVE PERSEVERAR NA ESTRATÉGIA DE ELEVAR SELIC EM 1 PONTO

Redação - 22/03/2022 13:20

Após o encontro da semena passada, quando fixou a Selic em 11,75%, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve manter nas próximas reuniões a estratégia de elevar a taxa básica de juros em 1 ponto. “Um novo ajuste de 1 ponto percentual, seguido de ajuste adicional de mesma magnitude, é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente e garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte”, avaliou o colegiado, em ata publicada nesta terça-feira (22).

As próximas reuniões do Copom acontecem nos dias 3 e 4 de maio e 14 e 15 de junho. Na ata do último encontro, a autoridade monetária sugere que o aperto monetário pode ser maior, voltando a ser de 1,5 ponto por exemplo. “O Comitê reconhece o cenário desafiador para a convergência da inflação para suas metas e reforça que estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário, caso o cenário evolua desfavoravelmente”, acrescentou.

Os analistas do mercado financeiro projetam que a Selic chegará até o final do ano a 13%. Esta última ata, contudo, aponta para um valor maior. No documento, o comitê do BC volta a citar como riscos relevantes para a inflação, além do conflito no Leste Europeu, as incertezas fiscais no Brasil e a alta nos preços dos bens industriais. Fonte: CNN Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.