A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a 10ª edição do Relatório Anual da Felicidade no Mundo — para comemorar o Dia Internacional da Felicidade, amanhã (20). E pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi escolhida como o país mais feliz do mundo, com a Dinamarca em segundo lugar, seguida por Islândia, Suíça e Holanda. [O Brasil aparece em 38º lugar]
O que faz a Finlândia tão feliz? O sucesso deste pequeno país incluem planejamento urbano inteligente, acesso a espaços verdes para reduzir o estresse e promover a atividade física, um sistema eficaz de tributação progressiva e fortes sistemas de saúde e educação. E também: instituições que cuidam de seu povo.
Curiosamente, a Finlândia faz fronteira com a Rússia, marcando uma realidade sombria em tempos de guerra: o país mais feliz ao lado de um dos mais infelizes. A Rússia ficou em 80º lugar na lista.
Além dos países mais felizes do mundo, o relatório também analisou os lugares onde as pessoas estão mais tristes. O Afeganistão foi classificado como o país mais infeliz do mundo, com Líbano, Zimbábue, Ruanda e Botsuana completando os cinco piores.
No relatório de 2022, os EUA ficaram em 16º lugar. Já o Canadá, no número 15. A França alcançou sua classificação mais alta até hoje, no número 20.
Os 20 países mais felizes do mundo em 2022 são:
Finlândia
Dinamarca
Islândia
Suíça
Holanda
Luxemburgo
Suécia
Noruega
Israel
Nova Zelândia
Áustria
Austrália
Irlanda
Alemanha
Canadá
Estados Unidos
Reino Unido
República Checa
Bélgica
França