O Teatro Vila Velha será palco de oito shows e intervenções artísticas, entre os dias 24 e 27 de março. A oitava edição do Festival Zona Mundi conta ainda com uma galeria virtual e uma rede social para a comunidade artística.
Os ingressos para os shows estão disponíveis no Sympla e custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Na abertura, no dia 24, às 20h, o festival recebe os shows do guitarrista Jotaerre e da cantora Cronista do Morro. O segundo dia do festival traz o show do quarteto instrumental baiano Bagum e da cantora e compositora soteropolitana Livia Nery.
O dia 26 contará com show do cantor Ronei Jorge, além da banda carioca Bala Desejo, quarteto formado por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, que estreia o repertório do recém-lançado disco SIM SIM SIM, um “Recarnaval” em repertório autoral e inédito. Na noite de domingo, 27, o duo Ziminino, formado por Rafa Dias e Ricô Santana (também componentes de ÀTTØØXXÁ e OQuadro, respectivamente), e o rapper Hiran encerram a programação.
Depois de uma edição 100% on-line em 2020, por conta da pandemia, a oitava edição do Festival Zona Mundi busca unir ações presenciais e virtuais. Segundo a organização do evento, em todas as noites, o VJ Gabiru realiza video mapping usando o Passeio Público como tela para suas projeções.
A primeira atividade do projeto ganhou o nome de Zona Inter_Fluxos e consiste numa mostra que reúne nomes de peso, da Bahia e de outros estados, quando o assunto são narrativas artísticas audiovisuais. A galeria virtual está aberta à visitação e apresenta uma mostra contínua com 16 obras dos segmentos da vídeo-arte, poesia visual e games. Os conteúdos podem ser acessados pelo site www.zonamundi.com.br em plataforma criada especialmente para o evento.
Após os shows, o festival retoma as atividades on-line através da Zona de Comunidades, rede social específica do Zona Mundi, onde a comunidade artística se encontra e forma grupos para desenvolver novos projetos, no formato de Hack criativo. De acordo com os organizadores, quatro dos projetos realizados na comunidade serão selecionados pela curadoria do festival para integrar o casting da galeria do Zona Inter_Fluxos.
O 8º Festival Zona Mundi tem patrocínio da Oi, através do Oi Futuro, e do Governo da Bahia, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura.