Em janeiro de 2022, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia apresentaram queda (-3,9%) frente ao mês anterior (com ajuste sazonal). Foi o sexto recuo consecutivo para o estado nessa comparação (cai desde agosto/21) e o maior dentre os 12 estados onde as atividades de serviços ligadas ao turismo são pesquisadas separadamente. Ficou também aquém do índice registrado no país como um todo (1,1%). Os melhores resultados foram apresentados no Distrito Federal (3,3%), em São Paulo (2,8%) e no Espírito Santo (1,6%).
Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve, em janeiro, a sua 10a alta consecutiva no volume de serviços ligados ao turismo (21,2%). Foi o maior crescimento do turismo para um mês de janeiro, no estado, desde o início da série histórica da PMS, em 2012 para esse indicador interanual. Ainda assim, o desmpenho do turismo baiano em janeiro/22 versus janeiro/21 foi pior que o do país como um todo (29,1%) e apenas o 8º entre os 12 estados onde o segmento é pesquisado. Todos eles mostraram aumento nessa comparação, liderados por Minas Gerais (49,0%), Rio Grande do Sul (40,8%) e São Paulo (38,9%).
Nos 12 meses encerrados em janeiro, os serviços turísticos baianos continam com o melhor desempenho do país, num crescimento de 55,2%. Nacionalmente a alta é 30,8% e todos os estados apresentam resultados positivos.
Foto: divulgação