quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

COREN-BA PROMOVE CURSO PARA ENFERMEIRO COM FOCO NA SAÚDE DA MULHER EM NOVA IBIÁ

Redação - 16/03/2022 07:33

O município de Nova Ibiá vai receber um curso voltado para enfermeiros com foco na saúde da mulher. Nesta terça-feira (15), representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA) e da Comissão de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizaram um seminário na Câmara de Vereadores do município para apresentar a proposta do curso “Consulta de Enfermagem ginecológica com ênfase em Planejamento Reprodutivo e Consulta de Enfermagem Obstétrica com a utilização da ferramenta ultrassonográfica” para gestores locais.

Também foi realizada uma visita técnica às unidades de saúde do município. “Esta é a primeira vez que a Bahia está recebendo esta iniciativa, com foco no acolhimento e no atendimento da mulher na perspectiva da sua integralidade. Nesta primeira etapa, estamos realizando o diagnóstico situacional das demandas locais, o alinhamento com as instituições interessadas, além da articulação com o município e realização de seleção de enfermeiros obstétricos para participação no curso”, afirma a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

O coordenador da Comissão de Saúde da Mulher, Valdecyr Herdy Alves, explicou que este curso foca no profissional de enfermagem que está na ponta, prestando atendimento nas unidades de saúde. “Importante salientar que buscamos justamente municípios do interior, com uma população de mulheres mais vulneráveis, para que possamos combater a mortalidade materna. Serão aulas teóricas e práticas, inclusive com uma imersão no hospital Sofia Feldman, em Minas Gerais, parceiro desta iniciativa. Vale ressaltar que estes profissionais que serão formados neste curso atuarão futuramente como multiplicadores, ampliando esta formação em todo o estado”, destacou.

As atividades contaram com a participação da vice-prefeita Zenobia Conceição e da secretária municipal de Saúde, Nadia Soares, além das conselheiras do Coren-BA Kátia Gama, Josimari Xavier, Stella Renathe, Joice Reis, Jefferson Alves Santana, Cristiane Miranda, e do coordenador das Câmaras Técnicas, João Adelmo Menezes.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.