Em encontro com Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (14), João Leão (PP) anunciou sua saída da base governista. As três secretarias que a sigla comanda no estado foram entregues: a secretaria de Planejamento comandada pelo próprio Leão; a secretaria de Desenvolvimento Econômico, com Nelson Leal; e a de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, comandada por Leonardo Góes.
Após Leão romper, o governador Rui Costa (PT) afirmou em nota enviada à imprensa, que o compromisso do governo baiano segue com o povo. “A nossa maior aliança foi construída em bases sólidas com o povo da Bahia”, disse. “Nosso ritmo de correria, de cuidar de gente e trabalhar pelas pessoas que mais precisam vai continuar até o último dia do meu governo […] “Nós já temos candidatos a governador e a senador. Nossa chapa está sendo formada e ficando bastante forte para chegarmos a mais uma vitória, pois são nomes que verdadeiramente representam um projeto liderado pelo presidente Lula. E o nosso grupo está ao lado do povo que deseja Lula para reconstruir o Brasil”, ressaltou.
A relação de João Leão com o grupo ficou estremecida após o senador Jaques Wagner desistir de candidatar-se ao governo estadual e confirmar que o governador rui Costa permaneceria no cargo até o fim do mandato, ao contrário do que foi ventilado sobre Leão assumir o Palácio de Ondica, caso Rui concretizasse a vontade de sair candidato ao Senado.