quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5194 Dólar 5.1535

SALVADOR RECEBE EVENTO DE INTERCÂMBIO

Redação - 12/03/2022 17:51 - Atualizado 12/03/2022

O governo canadense anunciou esse mês que pretende atrair até 1 milhão de novos moradores até 2023, reforçando um movimento já visto nos últimos anos, um crescimento na busca por profissionais qualificados. Para se ter uma ideia, quase 10% desse percentual deve ser preenchido por brasileiros. Para os baianos que buscam uma oportunidade no exterior, acontece em Salvador na próxima quinta-feira (17) o mais completo evento de educação internacional voltado para o Canadá com oportunidades e bolsas para quem pretende estudar e trabalhar no país. O encontro será presencial, a partir das 17h, no Mercure Salvador Pituba, e tem inscrição gratuita pelo site.

Promovido pela International Travel, Fanshawe College e University Canada West, com foco em cursos e especializações, o encontro vai reunir especialistas em intercâmbios, instituições de ensino do país, além de consultores de carreira que vão ajudar os visitantes com o planejamento do Projeto Canadá, com destaque para as regiões de Ontário e British Columbia. Além de informações sobre idiomas, vistos, graduação, pós-graduação, MBA, cursos de curta e longa duração, os interessados terão disponíveis informações para mudança de carreira e facilidades, incluindo descontos, bolsas de estudos, entre outras oportunidades que vão auxiliar na busca por uma nova oportunidade no Canadá.

De acordo com Maressa Machado, diretora da Internacional Travel, ter um bom planejamento pode ser o divisor de águas do sucesso do Plano Canadá. “Trabalho há mais 20 anos no setor e já enviamos centenas  de estudantes e profissionais para o exterior. Depois da pandemia vimos muitas novas possibilidades na região de Ontário e British Columbia, no Canadá, e o Fanshawe e UCW têm desempenhado papéis importantes no aprimoramento de habilidades para alunos, com com mais de 200 programas de graduação, diploma e certificado. Maressa reforça que é preciso ficar atento na escolha da instituição, verificar se ela é certificada pelo Governo Canadense  e se permite aplicação para permissão de trabalho após o curso, se for desejo do estudante.

Mais de 80% dos alunos do Fanshawe conseguem colocação no mercado de trabalho após conclusão dos programas. Um dos caminhos que facilitam a transição para o país é através do Post-graduation Work Permit, que permite ao estudante ter visto temporário de trabalho, além de somar pontos para a residência permanente.  Já no MBA da University Canada West, quase 97% dos alunos trabalham em menos de 12 meses após a conclusão do programa, em British Columbia. A universidade dispõe de um centro de carreiras que auxilia os estudantes em temas como: construção de CV, entrevistas, vaga de estágio e emprego, networking, além de possuir o Innovation Hub, um espaço dentro do Campus para fomentar o empreendedorismo.

Por mais qualidade de vida

A estudante Raisa Goes é uma das centenas de casos de sucesso que utilizaram o College como parte do processo migratório para o Canadá. Fazendo a sua segunda pós-graduação em London, província de Ontário, a estudante de finanças mudou para o país em setembro de 2021. Atualmente ela trabalha 20 horas por semana em uma grande rede de moda feminina e pretende dar entrada em seu visto permanente e migrar para o Canadá após a realização das provas de certificação.

A qualidade de vida no país é um atrativo para os brasileiros. A escolha de Raissa por Ontário, por exemplo, se deu pelas belezas naturais da região, que tem como capital a maior cidade canadense – Toronto. A província é um polo turístico onde ficam as famosas cataratas do Niágara, contando ainda com um mercado de trabalho aquecido, entre as oportunidades de emprego, as áreas de negócios, finanças, tecnologias e engenharias estão em alta. Já British Columbia costuma ser escolhida pelo clima mais ameno. Com centenas de parques e montanhas, trilhas e caminhadas ao ar livre estão entre as opções de lazer da província que  tem Vancouver como capital. Uma curiosidade sobre a região é que ela possui cerca de 30% da população composta por imigrantes, sendo considerada multicultural. O salário mínimo nas duas regiões varia entre CAD$14 e 15/hora.

Serviço

O que:  Projeto Canadá: Oportunidades de estudo e trabalho em Ontário e British Columbia

Quando: 17 de março (quinta-feira)

Horário: 17h às 21h

Local: Mercure Salvador Pituba / Av. Professor Magalhaes Neto, S/N

Quanto: Entrada gratuita. Mas é preciso se registrar antes no link do evento: bit.ly/ProjetoCanadaSSA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.