Após serem retirados de um assentamento na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, os ocupantes retirados pela prefeitura retornaram ao local na noite desta quinta-feira, 10. Tratores foram utilizados para a derrubada dos barracos do assentamento Terra Nobre, localizado no loteamento Alto da Universidade.
O clima ficou tenso no local com a presença dos ocupantes, que estão em conflito com a gestão municipal. De acordo com O Blog do Sena, ocupantes do assentamento tentaram invadir o local, a fim de resistir à desocupação. Guarnições da Guarda Municipal foram acionadas e permanecem no local a fim de conter ações dos movimentos.
A reivindicação do espaço está sendo articulada por movimentos que lutam pela moradia, bem como por sindicatos e militantes. O terreno ocupado pelo assentamento Terra Nobre pertence à Prefeitura.
O advogado que representa as famílias do acampamento, Erick Silveira, relatou que uma reunião com a Prefeitura foi realizada em 2021, na qual que acordos foram firmados, porém não estão sendo cumpridos.
O caso é acompanhado pela Defensoria Pública de Vitória da Conquista e há uma ação de manutenção de posse desde o ano passado. Sendo assim, de acordo com o advogado, não existe ordem de despejo que autorize a derrubada das casas.
Foto: Cidadão Repórter