sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LEÃO FAZ REUNIÃO COM DEPUTADOS ESTADUAIS DO PP PARA DISCUTIR SAÍDA DA BASE PETISTA

Redação - 10/03/2022 08:40

O vice-governador João Leão (PP) se reuniu ontem com a bancada pepista na Assembleia para discutir os rumos do partido na sucessão estadual. Rumores apontam que o rompimento do partido com o PT será anunciado em breve. Durante a conversa com Leão, os deputados estaduais do PP mantiveram o mesmo tom adotado pelos parlamentares federais da legenda na reunião de anteontem. Em suma, consideraram que tanto o vice-governador quanto o partido foram traídos e tratados com desprezo por Wagner e exigiram a saída da base aliada ao Palácio de Ondina.

Para líderes governistas ouvidos pela coluna Satélite do Jornal Correio, o interesse do PT em se livrar de Leão na disputa estadual seria o possível pano de fundo na crise com o PP. Ao romper um acordo já fechado sem combinar com o cacique pepista, Wagner deu o motivo perfeito para que o vice-governador deixe a base por decisão unilateral. Em contrapartida, o PT criou uma sinuca de bico para Rui, que só vai concorrer ao Congresso se entregar o cargo a Leão, e para si mesmo: caso o governador permaneça no cargo, o vice pode renunciar e entrar na briga pelo Senado, seja em voo solo ou na chapa da oposição. O que atrapalharia muito o plano de Otto Alencar (PSD) de se reeleger senador.

Independente da estratégia por trás do jogo conduzido por Wagner, o efeito gerado até agora foi exclusivamente negativo para o PT. Fora a revolta do PP, sigla com bancada numerosa no Legislativo e forte presença no interior baiano, a nova turbulência deflagrou uma migração em massa de prefeitos que abandonaram a aliança com o governo para apoiar a candidatura do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), sobretudo, nos últimos três dias.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.