sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

GOIÁS LIBERA USO DE MÁSCARA A PARTIR DE SEGUNDA (14)

Redação - 10/03/2022 07:25

O governo do estado de Goiás anunciou que a partir da próxima segunda-feira (14) está liberado o uso de máscara de proteção em espaços abertos. De acordo com o Centro de Operações de Emergências (COE), a medida foi adotada devido aos índices de vacinação contra o coronavírus. A liberação, no entanto, não será válida, de imediato, para todas as cidades. Cada município deve se enquadrar nas regras estabelecidas pela nota técnica elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO). O principal requisito para liberar o uso do equipamento de proteção individual é que a cidade tenha, pelo menos, 75% da população acima de 5 anos completamente vacinada contra a Covid-19.

Variação entre cidades

Os índices de vacinação variam bastante de uma cidade para outra em Goiás. De forma geral, o estado ainda não atingiu esses 75% de imunização da população com mais de 5 anos – hoje está em 73,13%. Algumas cidades, no entanto, como a capital Goiânia (75,32%), Itumbiara (79,21%), Caldas Novas (77,93%), Catalão (83,55%), Goianésia (81,32%) e outras já poderão desobrigar o uso da máscara em parques, ruas, avenidas e praças, conforme a decisão do COE desta quarta-feira.

Decisões locais

Em alguns municípios, como Anápolis e Minaçu, as prefeituras se anteciparam e decidiram, localmente, por liberar o uso, antes de uma decisão em âmbito estadual. No atual momento da vacinação, esse dois municípios, por exemplo, ainda não se enquadrariam na regra adotada pelo COE. Anápolis, que foi a primeira cidade do estado a adotar a medida por decisão própria, está com 73,53% da população acima de 5 anos vacinada. Em Minaçu, o índice é de 69,93%, até então. Outros municípios em Goiás já começaram a debater o assunto e avaliar flexibilizações.

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.