sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

BANHISTAS IGNORAM SUJEIRA E VÃO A PRAIAS IMPRÓPRIAS EM SALVADOR

Redação - 09/03/2022 07:01

Entre o Rio Vermelho e o Farol da Barra, das 18h da última segunda- feira (7) até às 6h desta quarta (9), o mar não esteve para banho. É que, segundo informações da Embasa, por conta de uma obra da Coelba, a estação de condicionamento prévio de esgoto (ECP) do Lucaia, na Vasco da Gama, teve o funcionamento interrompido. A parada gerou um extravasamento de efluentes no emissário do Rio Vermelho das 18h de segunda até às 6h da terça-feira, quando o fornecimento de energia voltou e o funcionamento da estação também. Pela liberação dessa matéria orgânica, as praias do bairro até o Farol da Barra ficaram impróprias. No entanto, não afugentaram os soteropolitanos que foram ao mar com o risco de contaminação. Pior: a maioria daqueles que foram ouvidos pelo Correio nem sabia desse risco.

Houve movimento na Praia da Paciência e na Praia do Farol da Barra, duas das mais movimentadas da cidade. Os banhistas ouvidos pela reportagem afirmaram não saber da falta de balneabilidade. Caso da jornalista Mariana Mantovani, 34 anos, que é moradora do Rio Vermelho e foi tomar um banho de mar na Paciência. Ela só descobriu a condição imprópria da praia quando estava chegando no local, ao conversar com a reportagem. “Eu não sabia disso! Vim pra tomar um banho no horário de almoço, mas vou reavaliar minha decisão. Não vou encarar de jeito nenhum. Uma pena porque não vi relatórios de balneabilidade, a Embasa cortou meu barato”, lamenta ela.

No Farol da Barra, o movimento foi maior. Ao contrário de um cenário vazio pela falta de balneabilidade da praia, o que se viu foi um dia como outro qualquer de praia movimentada. Uma soteropolitana, que não quis se identificar, já tinha passado a manhã toda na água quando soube do problema pela reportagem. “Eu já estou de saída. Até ia ficar mais um pouco, mas não vou entrar na água mais não. A gente não fazia ideia que estava assim, não vimos nada sobre. Pior que já tomei banho desde cedo”, comenta ela, já preocupada com os riscos do banho.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.