sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VEREADORA DESTACA AVANÇOS NO DIA DA MULHER

Redação - 08/03/2022 15:30

Nesta terça-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), comemorou os avanços conquistados pelas mulheres nos últimos anos, principalmente nos últimos 12 meses. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino apresentou recuperação no ano passado. Porém, outros dados evidenciam a persistência de ataques sexistas e casos de violência.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), após retroceder para 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres dirigindo um negócio no país fechou o quarto trimestre em 10,1 milhões, voltando ao nível pré-pandemia.
“No início da pandemia, lamentamos a triste realidade em que as mulheres estiveram entre as mais prejudicadas pelas medidas restritivas. Agora, pesquisas mostram que essas empreendedoras conseguiram recuperar quase tudo o que perderam, unicamente devido à nossa luta, união e resistência. É louvável e animador, pois mostra que não fraquejamos diante de tantas condições adversas”, diz a parlamentar.

Por outro lado, Ireuda destaca a persistência de produtos da cultura machista, como falas sexistas, agressões e feminicídio, além de processos de exclusão que prejudicam o empoderamento feminino.
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 56.098 estupros de mulheres ao longo de 2021, 3,7% maior em relação ao ano anterior, com um caso a cada 10 minutos. Ireuda destaca que as mulheres negras e mais pobres são sempre as mais afetadas e pontua que, paradoxalmente, o orçamento do governo federal para combater a violência contra a mulher é o menor em quatro anos.

“Se políticas públicas de proteção perdem espaço, o machismo imediatamente ocupa esse espaço vago. Falar em proteger e amparar a mulher é falar em proteger a vida humana. Portanto, a negligência é inadmissível. Da mesma forma que, ao longo da história, a sociedade criou uma cultura da agressão, devemos agora instituir a cultura da punição”, pontua a vereadora.
“Reafirmo que, apesar dos desafios que ainda nos são impostos, também temos motivos para nos mantermos otimistas. As mulheres tiveram muitas conquistas e estão hoje num contexto muito melhor do que 100, 200, 300 anos atrás. Precisamos reconhecer isso para não perdermos a fé”, acrescenta.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.