Após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) pedir mais informações sobre uma eventual abertura de leitos pediátricos em Salvador e no Estado, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB), pediu ajuda ao governo da Bahia para a mobilização de novas estruturas. Em conversa com a imprensa na manhã desta terça-feira (8), o gestor justificou o pedido ao lembrar que boa parte dos leitos dispostos pela prefeitura eram ocupados por crianças do interior.
“Eu peço que o estado possa mobilizar mais leitos, eu fazia uma análise com a nossa equipe, dos 20 leitos que a prefeitura dispõe, apenas seis eram ocupados por crianças de Salvador. As outras crianças eram do interior. E nós nunca fizemos essa distinção, sempre tratamos e sempre iremos tratar todos, é o nosso dever ofertar saúde a todos”, pontuou Bruno Reis durante o lançamento da ação Caravana da Mulher, na Lapa.
Além do auxílio do governo do estado, Reis sinalizou que o município avalia a possibilidade de transformar alguns leitos de UTI adulto, que seriam desmobilizados, em leitos pediátricos. Ainda conforme o prefeito, a quantidade de leitos pediátricos sempre foi “pequena” e sempre trabalhou com uma “margem alta”. “Foi isso que motivou a minha decisão, 40 dias atrás, de reabrir novos leitos do Martagão e eles continuam em funcionamento”, finalizou.
Foto: divulgação