O engenheiro baiano Mauricio Cruz Lopes, 47 anos, assumiu o negócio de engenharia e construção do Grupo Novonor. Após deliberação e aprovação do Conselho de Administração, Mauricio Lopes, até então Diretor Superintendente da OEC para América Latina, assume como presidente da OEC, negócio de engenharia e construção do Grupo Novonor. Em sua trajetória de 25 anos na holding Novonor, onde iniciou sua carreira como estagiário, o engenheiro adquiriu sólida experiência no Brasil e exterior, atuando em engenharia e construção, em empreendimentos imobiliários pela OR e como CEO da OLI, braço do grupo para investimento e operação de concessões de infraestrutura na América Latina.
Liderou diversos projetos de grande porte e alta complexidade com clientes públicos e privados, alguns em consórcios e sociedades com empresas brasileiras, peruanas, europeias e americanas. Nos últimos anos, teve papel central na transformação empresarial (turnaround) da OEC, incluindo a estabilização da operação no mercado peruano, assim como na reestruturação financeira do Grupo Novonor através da conclusão de vendas de ativos e participações societárias (M&A’s), a exemplo da Hidroelétrica de Chaglla, vendida em 2019 por US$ 1,4 bilhão.
O executivo substitui Marco Siqueira, que completou 15 anos como integrante da Novonor, e foi CEO da OR entre 2018 e 2020, quando assumiu a presidência da OEC, até a presente data. Sob sua liderança, a OEC completou mais um ciclo de sua retomada, mantendo seus sistemas de integridade e governança nos mais altos padrões internacionais, sendo estes reconhecidos com as certificações dos órgãos de monitoria e selo internacional ISO 37001. Além disso, finalizou com sucesso a reestruturação financeira de U$ 3,5 Bi de dívidas garantidas pela OEC e ampliou sua carteira de projetos em U$ 1 Bi. Após concluir o processo natural de transição com Mauricio, seguirá para novos desafios profissionais e pessoais, preservando seu importante espírito de parceria com o Grupo Novonor.
Foto: divulgação