segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

BAHIA: BANCO DE PERFIS GENÉTICOS IDENTIFICA PRIMEIRO DESAPARECIDO

Redação - 07/03/2022 18:34

O banco de perfis genéticos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia confirma a primeira identificação de um jovem desaparecido em 2018. O perfil retirado dos dentes da ossada encontrada foi inserido no sistema e comparado com amostras de DNA de familiares que comparecem ao DPT procurando por seus parentes.

“O Banco permite a comparação automática entre diversos perfis genéticos inseridos no seu sistema”, explicou o perito criminal da Coordenação de Genética Forense do Laboratório Central de Polícia Técnica, Luis Rogério Machado, ao esclarecer que essas ossadas não têm expectativas de serem identificadas por outro método.

O DPT iniciou a coleta do material biológico dos familiares em junho de 2021, com o lançamento da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A partir de janeiro do mesmo ano começaram as inserções das amostras de ossadas não identificadas pelos Institutos Médicos Legais (IMLs).

Até o momento o Banco da Bahia já conta com 153 perfis inseridos. “Embora estejamos no início dos trabalhos, nós já conseguimos o primeiro resultado positivo”, completou Luis Rogério.

 

Fotos: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.