domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

CERCA DE 160 RAIOS CAÍRAM EM SALVADOR EM 12H

Redação - 05/03/2022 16:00

O temporal que atingiu Salvador e outras cidades litorâneas da Bahia nas últimas 24h provocou uma série de quedas de raios na capital. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre as 18h de quarta-feira (2) e às 6h desta quinta (3), foram 160 descargas elétricas, sendo que 92 delas tocaram o solo.

A chuva forte fez alguns bairros registrarem em 72h metade do volume esperado para o mês de março inteiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de Perigo para o litoral da Bahia, de Ilhéus, no Sul do estado, até a Região Metropolitana. A meteorologista, Cláudia Valéria, contou que as chuvas estão sendo provadas por um sistema VACN, um vórtice ciclônico comum entre janeiro e março e que causa também rajadas de ventos, raios e trovões.

“A partir da segunda quinzena do mês de março começa o período de chuvas na cidade, com a chegada de frentes frias e outros fenômenos climáticos típicos do período. Então, é preciso redobrar os cuidados e as medidas de defesa e proteção da população. A previsão é que o próximo trimestre tenha volumes na média ou acima da média”, contou.

A orientação é para evitar ir à rua durante tempestades. O Inpe aconselha quem já estiver fora de casa a procurar um abrigo em carros com capota, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis, em casas ou prédios, e em estruturas subterrâneas como metrô e túneis. Quem está em casa deve evitar contato com equipamentos ligados à rede elétrica e se manter distante de tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Na rua é importante evitar segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca e tripés, e lugares como topos de morros e prédios, campo de futebol e estacionamentos, árvores isoladas e cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.