sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

OBRAS NA AVENIDA MILTON SANTOS ESTÃO 95% CONCLUÍDAS

Redação - 02/03/2022 11:24

Quem passa pela Avenida Milton Santos, antiga Adhemar de Barros, em Ondina, já percebe a mudança na paisagem. A segunda etapa da obra, que compreende o trecho de 700 metros, entre o campus da Ufba e o monumento Clériston Andrade, na Garibaldi, já está 95% concluída e tem previsão de entrega para as próximas semanas. Neste momento, os operários finalizam a pavimentação, meio fio e passeio, no final da Avenida Milton Santos, e bocas de lobo na Avenida Garibaldi.

Nesta segunda fase, a área recebeu serviços de pavimentação, drenagem, instalação de iluminação em LED, paisagismo, recuperação dos passeios em concreto, implantação de ciclofaixa, elementos de acessibilidade e rebaixamento das redes de telecomunicações. O investimento foi de R$6,2 milhões.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, a via sofria muito com os alagamentos e, por isso, foi feita uma grande intervenção na drenagem da área. “A obra adota o conceito de ruas completas, já implantado em outros pontos da cidade, dando maior qualidade às vias para que as pessoas possam transitar com segurança”.

 

Melhoria

 

O gerente de delicatessen Manuel Mascarenhas trabalha há seis anos no bairro e elogiou a mudança, já perceptível, em toda a avenida. “Agora temos praça, ciclovia, melhorou tudo. Ficou muito bom não só para nós, comerciantes, mas para os moradores também”.

Atuando no comércio local há dois anos, Emerson Santana afirma que “foi de zero a dez”, também no quesito segurança. “Agora temos ciclovia, a iluminação melhorou e o ambiente ficou show de bola”, comemora.

 

Projeto

 

O projeto urbanístico da avenida foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), sendo as obras executadas pela Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop), vinculada à Seinfra. Além da urbanização, seguindo o conceito de Ruas Completas, a intervenção tem o objetivo de sanar o problema antigo e recorrente de alagamentos na via. Para isso, a macrodrenagem da orla de Ondina foi feita de forma planejada com a interseção que será feita com a macrodrenagem da Milton Santos. Além disso, a via estava degradada, causando diversos transtornos para a população.

 

Histórico

 

Na primeira fase, entregue em outubro de 2021, o projeto de revitalização incluiu a implantação de uma pista de caminhada e ciclofaixa no canteiro central, além da requalificação da rede de drenagem. O local recebeu paisagismo, com o plantio de novas árvores e nova iluminação pública. Com isso, problemas históricos da localidade, como pouca iluminação e alagamentos, ficaram no passado.

Também foram disponibilizadas vagas de estacionamento ao longo de toda a extensão do canteiro, em ambos os lados. A região recebeu ainda passeios laterais acessíveis, facilitando a mobilidade de pessoas com problemas de locomoção. Estes passeios serão feitos em granito, material que possui maior durabilidade e estética diferenciada.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Betto Jr./Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.