Na negociação inicial, o Vitória acertou com o Metalist que receberia os valores por David à vista. Contudo, a guerra na Ucrânia mudou a situação do clube europeu, que não depositou o pagamento na data prevista. David, inclusive, chegou a se apresentar ao novo time, mas retornou ao Brasil.
Sem receber o dinheiro pela venda de David, o Vitória não enviou o Certificado de Transferência Internacional (CTI), o que impedia o registro do jogador por outra equipe. O Athletico-PR chegou a demonstrar interesse pelo atacante.
No dia 18 de março, o presidente do Vitória, Fábio Mota, rechaçou a possibilidade de adiar o recebimento do pagamento. Mas o Vitória corria risco de perda dos direitos econômicos estabelecida em regulamento da Fifa pelo não envio dos documentos.
O clube baiano também voltou a entrar em contato com o Metalist, que prometeu pagamento no mês de agosto. Diante dessa situação, a documentação de transferência foi enviada.
David foi lançado ao time profissional do Vitória em 2021, ano que fez um bom início de temporada e foi um dos principais jogadores do time. O atacante, porém, caiu de rendimento ao longo da Série B, que terminou com rebaixamento do Rubro-Negro. Ainda assim, o jogador terminou o ano como artilheiro do clube, com 11 gols marcados.
Ao todo, pelo time profissional do Vitória, David fez 60 jogos, com 11 gols marcados e cinco assistências.
Foto: reprodução/ge