sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PÁSCOA GERA 14 MIL VAGAS TEMPORÁRIAS

Redação - 28/02/2022 08:40 - Atualizado 28/02/2022

O Brasil vai gerar aproximadamente 700 mil vagas temporárias de trabalho no primeiro trimestre de 2022, um montante impulsionado pela Páscoa, principalmente pela indústria de chocolates aquecida desde dezembro. Somente para atender a demanda do período mais doce do ano cerca de 14 mil postos serão gerados no país. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

Cristian Giuriato, diretor da Asserttem, explica que a diferença entre contratos CLT e contratos temporários está essencialmente na flexibilidade: “Se a empresa tem uma demanda complementar de serviço, ela pode contratar essas pessoas em um limite temporal e por razões específicas. Como a pessoa é contratada em razão dessas condições, caso elas terminem a empresa pode terminar a contratação, obviamente pagando até o último dia que a pessoa trabalhou”, disse.

Mas se tratando dos direitos de cada modelo de contratação, Cristian diz que a diferença está concentrada mais nas questões da saída da empresa. “Ele vai receber o que o trabalhador CLT recebe, seja hora extra, férias, abono de férias e 13º salário. Ele não tem direito dessa parte indenizatória porque está apenas encerrando o contrato por não ter mais razão que justifique-o”, salienta.

Em relação à Páscoa, que esse ano acontece em 17 de abril, a expectativa de criação de 14 mil vagas temporárias não é acima da média dos outros anos, mas representa desde janeiro grande movimentação para o setor e para os contratados. “Há demandas específicas na indústria da Páscoa ligadas à parte de produção, logística e venda do produto, então tudo isso vem em parte no começo do ano, e se estende até os dias de Páscoa”, diz  o diretor da Asserttem, explicando que não há recorte regional.

Iza Vieira tem duas lojas franqueadas da Chocolates Brasil Cacau em Salvador, uma no Shopping Bela Vista e outra no Shopping Paralela. Ela conta que “para lojas de chocolate, a Páscoa é o maior evento do ano. Para ter ideia, a data é 30% do faturamento do ano inteiro e é uma venda muito concentrada. Em 1 dia você vende o que vendeu em 1 mês, então demanda muito. A gente tem que contratar pessoas extras, não existe loja de chocolate que não contrate pessoal na Páscoa”, afirma.

Como esse será o primeiro ano de vendas para a loja fora do fechamento do comércio físico, a expectativa está alta. Iza diz que terá um quiosque temporário no Shopping Bela Vista que durará 1 mês. Apenas para o quiosque, a lojista calcula que serão abertas 7 vagas até o dia 17 de abril. Além disso, a previsão é para contratação de mais outras 3 vagas em cada loja, fora as 4 pessoas que já são fixas no ano.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.