O Banco do Nordeste (BNB) investiu, em 2021, mais R$ 5,1 bilhões nos 16 territórios do AgroNordeste, o programa de fortalecimento das cadeias produtivas eleitas como prioritárias pelo Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Desde seu lançamento, em 2019, já foram mais de R$ 9,75 bilhões em mais de 275 mil operações. As informações forma divulgadas nesta sexta-feira, 25.
Os números foram ressaltados pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e pelo presidente do BNB, José Gomes da Costa. A ministra afirmou ter visto a necessidade de uma política pública especial para o Nordeste, com espaço para um plano de ações integradas e identificou no Banco do Nordeste um parceiro ideal para implementar a iniciativa.
“O Nordeste está andando muito mais rápido do que outras regiões”, avaliou, reconhecendo o surgimento de ‘várias Petrolinas e Juazeiros’ pela região, como polos de excelência da fruticultura, por exemplo”, diz Cristina.
Segundo o presidente Gomes, o BNB mobilizará os empreendedores dos diversos segmentos da economia para ofertar financiamentos, em conjunto com parceiros institucionais. Por sua vez, o MAPA viabilizará a assistência técnica aos produtores rurais beneficiados com crédito, por meio de parcerias com outras entidades.
Foto: /AgênciaALBA