Oportunidades de investimento na Bahia, nos segmentos sucroenergéticos, agrícolas, mineração, energias renováveis e fruticultura, foram apresentados pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, a vice-embaixadora da Holanda no Brasil, Afke Mulder. O encontro diplomático ocorreu nesta quarta-feira (23), na Sepan, e contou também com a presença do representante do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios, Richard Posma, e a assessora Internacional do Governo do Estado, Caúra Damasceno.
“Estou esperando uma nova ‘invasão holandesa’ na Bahia, mas desta vez com muitos investidores para que possamos gerar emprego, renda e ajudar a impulsionar o desenvolvimento do estado”, brincou João Leão. Na ocasião, o vice-governador falou sobre o processo de desenvolvimento econômico induzido pelo governo, que tem como estratégia a desconcentração da arrecadação de receita na Bahia e consequentemente a criação de novos polos de desenvolvimento no interior do estado, a exemplo do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco.
O vice-governador falou ainda sobre a expansão do setor mineral com o aquecido movimento de prospecção e a descoberta de novas reservas no estado, além do desenvolvimento logístico, visando o encurtamento das distâncias através de estratégias como a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e a Ferrovia da Integração Oeste-Leste. A vice-embaixadora falou do interesse em ampliar a relação comercial e os investimentos no estado, sobretudo no setor de agronegócios.