quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

NORDESTE DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O BRASIL

admin - 23/02/2022 08:56

Apontar perspectivas para a Região Nordeste e para o Brasil com base nas boas práticas e nos estudos feitos pelos Estados nordestinos nos últimos anos, período em que o país vem enfrentando uma crise socioeconômica, política e institucional. Este é o objetivo do seminário “Nordeste: País Brasileiro”, realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste (NAPP-NE), em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). O evento acontece nesta quinta-feira (24/02), a partir das 14h30, de modo híbrido (remoto e presencial) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, com transmissão pelo canal no Youtube da FPA.

A programação contará com a participação do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o senador pela Bahia, Jaques Wagner, e o presidente do Consórcio Nordeste, Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco. Na ocasião serão apresentados os principais resultados da série de seminários e estudos realizados em 2021 pelo NAPP Nordeste da FPA, assim como o relatório dos três primeiros anos de atividades do Consórcio Nordeste e os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene em conjunto com os nove Estados do Nordeste e que está em tramitação no Congresso Nacional.

Na sequência, o seminário trará detalhes sobre temas de destaque ligados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental, além de instrumentos de gestão pública. Na pauta estão questões relacionadas à geração e distribuição de energia, infraestrutura e a política de parcerias e concessões, consórcios públicos, economia criativa, convivência com o semiárido e agricultura familiar, periferias e comunidades urbanas, micro e pequenas empresas. Atendimento à Imprensa – Para atender à imprensa, o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, o coordenador do Centro de Altos Estudos da Fundação Perseu Abramo (CAE/FPA), William Nozaki, e o coordenador do NAPP Nordeste, Jonas Paulo Neres, estarão disponíveis às 13h30, na sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), 3ª Avenida, nº 320.

Criado no início de 2021, o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas do Nordeste reúne gestores públicos, pesquisadores e representantes de movimentos sociais dos noves estados nordestinos. Ao longo do ano, o NAPP-NE promoveu uma série debates sobre temas como Gestão Estratégica e Financiamento do Estado, Transição Energética, Conectividade e Novas Tecnologias, Recursos Hídricos e Saneamento, Combate à Fome e Resgate da Cidadania, Consórcios Públicos, MaToPiBa, Cultura, Igualdade Racial, Política para Mulheres e Retomada da Economia.

Além dos membros do NAPP-NE e representantes do Consórcio Nordeste, os debates tiveram participação de governadores e vice-governadores dos Estados nordestinos, ex-ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, titulares de secretarias estaduais, especialistas e pesquisadores universitários, lideranças partidárias e de entidades da sociedade civil organizada. Como resultado, foram traçadas análises sobre a conjuntura nordestina e brasileira, além da troca de experiências e o levantamento de propostas para os próximos anos nos Estados, na Região e no Brasil, que foram compiladas em uma publicação a ser divulgada junto aos gestores públicos e à sociedade civil a partir do Seminário Nordeste: País Brasileiro.

PROGRAMAÇÃO:

Seminário NORDESTE: PAÍS BRASILEIRO

24/02 – quinta-feira – 14h30 – União dos Municípios da Bahia (UPB)

Transmissão via Youtube da Fundação Perseu Abramo

14h30 – ABERTURA

Aloizio Mercadante – presidente da Fundação Perseu Abramo

Gleisi Hoffmann – presidenta do Partido dos Trabalhadores

Paulo Câmara – governador de Pernambuco e presidente do Consórcio Nordeste

Jaques Wagner – senador pela Bahia

coordenação: Glauber Piva – chefe de gabinete do Consórcio NE

 

15h30 – Mesa – PLANOS PARA O NORDESTE e o BRASIL

Carlos Gabas – secretário-executivo do Consórcio Nordeste

Tânia Bacelar – consultora em Economia Pública e Planejamento

Jonas Paulo – coordenador do NAPP-NE/FPA

coordenação: Vivian Farias – vice-presidenta da FPA

 

16h15 – Mesa – DESTAQUES NORDESTINOS

Viviane Moura – superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí

Joaquim Cartaxo – superintendente do Sebrae Ceará

Darlan Santos – diretor do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne)

Coordenação: Thiago Xavier – gestor público do Governo da Bahia; especialista em Consórcios Públicos

 

17h00 – Mesa – Movimentos Sociais

Depoimentos de entidades urbanas, rurais e territoriais

coordenação: Elisângela Araújo – secretária Agrária do PT

 

Foto: divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.