quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5437 Dólar 5.1922

CONSTRUTORA PERNAMBUCANA TORNA-SE LÍDER NO MERCADO DE SALVADOR, MAS COLECIONA POLÊMICAS

Redação - 23/02/2022 17:54

Uma construtora pernambucana tornou-se líder do mercado imobiliário baiano, superando as construtoras locais.  Trata-se da Trata-se da  Moura Dubeux, que aportou na Bahia há cerca de dez anos,  e neste momento está com mais de 10 lançamentos em Salvador, alguns entre os mais altos da cidade. Entre eles destacam-se três prédios de 21 andares em frente ao mar de Ondina, e duas torres de 21 andares em Jaguaribe, Piatan. Além deles, destacam-se dois empreendimentos no  Horto Florestal, um deles uma torre de 47 andares, mais  duas torres  de 37 andares no  Caminho das Árvores e duas outras de 24 andares  no Parque Bela Vista.

A obra em Ondina surpreendeu, pois o gabarito da orla em frente ao mar não permite prédios de 21 andares. Mas a Moura Dubeux encontrou  brechas na legislação,  que permitiam o uso do gabarito (altura) mais permissivo para projetos que visassem a requalificação da borda atlântica  e  também a outorga onerosa.

Como a obra está no terreno do antigo Salvador Praia Hotel, que estaria degradado, usou-se o primeiro instrumento e a Moura Dubeux pagou aos cofres municipais R$ 7,8 milhões e mais  R$ 1,2 milhões de outorga onerosa, quando o proprietário paga a mais para construir acima do permitido em determinada área. O fato é que o Valor Geral de Vendas da empresa em 2021 superou de longe as concorrentes baianas.

Mas a maneira agressiva de atuar tem gerado polêmica. O Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Bahia (IAB-BA), fez uma notícia de fato para o Ministério Público da Bahia por causa da altura dos prédios em Ondina .Já a  Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) entrou com  denúncia afirmando que a construtora não apresentou Registro de Incorporação (RI) nas obras.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.