domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

BIDEN ANUNCIA SANÇÕES CONTRA BANCOS E ELITE DA RÚSSIA

Redação - 23/02/2022 07:09

O presidente americano Joe Biden anunciou nesta terça-feira (22) um pacote de sanções contra a Rússia , após o decreto de Vladimir Putin que reconheceu a independência de duas regiões no leste da Ucrânia. “Vou começar a impor sanções em resposta, muito além das medidas que nós e nossos aliados e parceiros implementamos em 2014. E se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir além com as sanções”, discursou.

Biden afirmou que as sanções inicialmente afetam o banco VEB e o banco militar russo, cortando seu acesso a financiamento ocidental. A partir desta quarta haverá também sanções financeiras contra a elite russa e seus familiares. “Estamos implementando sanções à dívida soberana da Rússia. Isso significa que cortamos o governo da Rússia do financiamento ocidental”, afirmou. O americano apontou que Putin está preparando uma tomada de território ucraniano que vai além das regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. “Ele está configurando um argumento para ir muito além. Este é o começo de uma invasão russa na Ucrânia”, disse.

Condenou também o que considera ser “uma flagrante violação da lei internacional”. “Ainda acreditamos que a Rússia está preparada para ir muito mais além no lançamento de um maciço ataque militar contra a Ucrânia. Espero que estejamos errados sobre isso, mas a Rússia apenas aumentou sua ameaça contra o território ucraniano e a capital Kiev”, afirmou. “Nenhum de nós será enganado” pelas afirmações de Putin sobre a Ucrânia, disse o americano. “Quem, em nome de Deus, Putin pensa que lhe dá o direito de declarar chamados ‘novos países’ em território que pertence aos seus vizinhos?”, questionou.

Biden considera que o russo “atacou diretamente o direito de existir da Ucrânia”. “Ele ameaçou indiretamente o território anteriormente detido pela Rússia, incluindo nações que hoje são prósperas democracias e membros da Otan. Ele explicitamente os ameaçou de guerra a menos que suas exigências extremas forem atendidas. E não há dúvidas de que a Rússia é o agressor”, completou. Ele disse que também está transferindo tropas adicionais dos EUA para os países bálticos no lado leste da Otan, na fronteira com a Rússia.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que enviará uma carta ao ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, informando que não participará da reunião entre eles que estava prevista para acontecer durante esta semana. “Somente nos encontraríamos se a Rússia não tivesse avançado nas terras da Ucrânia. Agora, que vemos uma invasão começando, a Rússia deixou clara a sua rejeição total à diplomacia. Não faz mais sentido avançar com essa reunião no momento”, disse Blinken em entrevista coletiva concedida nesta terça. (g1)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.