A Bahia é um dos estados brasileiros com menor número de bilionários, segundo a lista da Forbes referente a 2021. Enquanto o Ceará lidera o ranking no Nordeste com 17 bilionários, seguido por Pernambuco com 7, a Bahia tem apenas 2 bilionários. Provavelmente, a Bahia tem mais bilionários, mas a lista da Forbes considera apenas o local de nascimento e não a moradia.
A soma do patrimônio dos bilionários baianos chega a R$ 3,17 bilhões, enquanto os bilionários do Ceará somam mais de R$17 milhões em patrimônio. Os dois bilionários baianos são ligados à mesma empresa, o grupo GPS. A empresa é a maior do país em serviços terceirizados de limpeza, manutenção e segurança.
José Caetano Paula de Lacerda, ex-executivo da Odebrecht, tem a maior fortuna da Bahia e aparece em 235º no ranking brasileiro. Ele é atualmente o maior acionista individual do GPS. Pouco depois, aparece na lista Carlos Nascimento Pedreira Filho, também ex-funcionário da Odebrecht é sócio-fundador da GPS.
A atuação do grupo cobre quase todos os estados do país, mas se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (RF)