O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou nesta sexta-feira, 18, as áreas afetadas pelos temporais que deixaram 123 mortos. O presidente avaliou um cenário “quase de guerra” e apresentou medidas.
“Vimos pontos localizados, mas de uma intensa destruição. É imagem quase que de guerra, é lamentável. Tivemos uma perfeita noção da gravidade do que aconteceu aqui em Petrópolis”, disse o presidente.
Bolsonaro disse que medidas preventivas a desastres estão previstas no Orçamento, mas, no caso de emergências, as ações são diferentes, e o governo fará sua parte. “Infelizmente, tivemos outras tragédias aqui. A gente pede a Deus que não tenhamos mais. E vamos fazer a nossa parte”, disse o presidente.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que o governo federal editará uma nova medida provisória para socorro a áreas atingidas por desastres naturais no valor de R$ 500 milhões, na semana que vem. Marinho destacou que, desde novembro, o governo já liberou R$ 2 bilhões em recursos para áreas afetadas por catástrofes climáticas.