sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

VEREADOR REPUDIA OFENSA RACISTA CONTRA JOGADOR DO BAHIA

Redação - 17/02/2022 15:45

O vereador Sílvio Humberto (PSB) repudiou a ofensa racista proferida por um torcedor contra o jogador Luiz Henrique, do Esporte Clube Bahia, na partida do Tricolor contra o CSA, na Arena Fonte Nova, na quarta-feira (16), em jogo da Copa do Nordeste que terminou empatado por 1 a 1. O lateral-esquerdo foi chamado de “feio pra desgraça”, por causa do cabelo, e o fato foi compartilhado em vídeo nas redes sociais.

Em sua nota de repúdio, disse o vereador:

“Se causa dor, não é brincadeira!

Quando um torcedor verbaliza ‘em tom de brincadeira’ que o cabelo black do jogador Luiz Henrique do Esporte Clube Bahia é ‘feio pra desgraça’, ele fere a dignidade, a honra do outro, e atinge em cheio a existência do lateral-esquerdo enquanto profissional e pessoa.

Primeiramente, é preciso dizer que um problema que atinge a maioria da população anulando as chances de chegada e acesso à educação, emprego, renda, documentação, moradia, dentre outros, não pode ser encarado como brincadeira. Injúria racial é tão grave que foi equiparada ao crime de racismo, tornando-se inafiançável e imprescritível. É crime, não é recreação. Racismo adoece, estigmatiza, mata, deixa marcas profundas, impedem as pessoas de serem plenas dentro de suas identidades.

Por muita luta e debate dos movimentos sociais antirracistas, este assunto está cada vez mais próximo das pessoas, seja nas redes sociais ou fora delas, tanto sim que já refletiu no Tribunal de Justiça da Bahia com aumento em mais de 2000% de processos em relação a 2017. O que significa que a sociedade está cada vez mais consciente e encorajada a denunciar. Não paremos! Sigamos nos importando sem trégua ao racismo e suas  manifestações. Deixo aqui minha solidariedade a Luiz Henrique, e o meu pedido ao @ecbahia de rigorosa tratativa do caso para a devida responsabilização do autor deste ato criminoso”.

 

Foto: Felipe Oliveira/ECBahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.