sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VEJA DICAS PARA ALIAR CRESCIMENTO PROFISSIONAL COM OBJETIVOS

Redação - 17/02/2022 10:20 - Atualizado 17/02/2022

O que você faria se não precisasse ganhar dinheiro? Se não tivesse medo… O que faz seus olhos brilharem e seu coração bater mais forte? Nas respostas para essas perguntas reside o tão procurado propósito. Essa palavrinha muito usada nos últimos tempos não é um modismo, mas a felicidade de ser remunerado (a) fazendo o que gosta.

Durante dez anos, Verena Croesy exerceu um cargo em um órgão estadual. Mas em janeiro de 2017, foi desligada do emprego e decidiu trocar a carreira de economista pelo sonho de empreender no segmento da moda. Alguns meses antes, já havia dado o passo inicial do projeto, tendo a irmã e uma amiga como parceiras. “Como sempre gostei do boxe e não encontrava roupas bonitas para o esporte, comecei a criar os meus próprios looks. A princípio seriam somente roupas para luta e fitness, mas depois comecei a criar moda praia e roupas mais casuais”, conta ela.

Ao se ver diante da nova situação, Verena não teve dúvidas: no lugar de lamentar a perda do cargo, enxergou a oportunidade de colocar em prática o seu propósito de vida, que era dar vida à sua marca. Para que seu talento pudesse render bons frutos em pouco tempo, investiu em conhecimento técnico. “Foi quando fiz vestibular para a Faculdade de Moda da Unifacs. Passei em primeiro lugar e ganhei uma bolsa integral para cursar. Me dediquei tanto àquele curso, amava o que estava descobrindo”, relata.

Para Verena, a nova experiência acadêmica estava ligada ao seu propósito. “Estudei muito, chegava cedo todos os dias na faculdade e ficava encantada com os livros da biblioteca. Lia artigos, tudo o que via pela frente e o resultado veio: fui laureada e ganhei Diploma de Honra ao Mérito como melhor aluna do curso. Aprendi muito nos 2 anos em que estudei lá na Unifacs”.

Durante a faculdade, a profissional experimentou a troca de conhecimento entre alunos e professores e recebeu muito incentivo tanto para tocar o projeto quanto para ingressar na pós-graduação na mesma área, também na Unifacs. A marca ganhou corpo e Verena aderiu ao Life Long Learning, termo que significa aprendizado contínuo. “Sigo fazendo cursos, assistindo palestras, tudo o que for preciso para aprimorar os meus conhecimentos e oferecer o melhor serviço possível aos meus clientes, junto com meu sócio”_Verena Croesy

Planejamento é fundamental

Alcançar felicidade e realização profissional são as maiores buscas do ser humano hoje. O desalinhamento entre esses pilares, diz Adriana D’Almeida, que atua como consultora em gestão de pessoas e carreiras e como professora da Universidade Salvador (Unifacs), ocorre porque, muitas vezes, as escolhas são feitas por motivos equivocados.

“Aliar esses dois aspectos são pontos básicos em um planejamento de carreira. Também é preciso fazer análise de mercado e ter autoconhecimento para saber dos seus pontos fortes, valores, talentos, diferenciais e as coisas que só você faz de um determinado jeito que é bacana”, explica a especialista.

“A partir dessas análises, a pessoa tem as condições de ver onde se encaixa e como pode monetizar isso, entregando uma solução para o mercado, seja empreendendo ou trabalhando em uma empresa privada e como isso tudo se relaciona com seus próprios objetivos pessoais”, completa Adriana.

DICAS: transição com segurança

  • Planejamento: Antes de pedir demissão é preciso vislumbrar para onde quer ir, saber se precisa fazer algum curso, procurar pessoas que já atuam na área, usar o LinkedIn de maneira estratégica. Verificar se na atual empresa existe uma área de maior afinidade para migrar através da ajuda do seu líder e RH. Também é fundamental ter uma reserva financeira de emergência.
  • Se trabalha como CLT e pensa em abrir negócio próprio, o ideal e fazer transição gradativa. Até desempenhar os dois ao mesmo tempo para ter dinheiro para arcar com os compromissos, enquanto estrutura a nova atividade e testa resultados. Só peça demissão quando a remuneração do negócio for igual ou maior do que o atual salário.
  • Se ainda não sabe como fazer este processo, o mais indicado e recorrer à mentoria de um profissional que atua com planejamento de carreira e orientação profissional.
  • Preste atenção nas dicas que a vida dá: o que faz as pessoas recorrerem a você? O que faz como favor pode ser monetizado e virar fonte de sustento.
  • Pesquise as áreas com potencial de crescimento, como por exemplo tecnologia (TI, programação, humanização da tecnologia) e saúde. Existe algo que você pode oferecer nestes segmentos?
  • Indicadores de que encontrou um caminho que lhe aquece a alma: sentir um quentinho no coração, gostar de estudar e pesquisar mais, não sentir o tempo passar na atividade, aprender sobre a atividade com facilidade e sentir satisfeito com o resultado.
  • Habilidades do profissional do futuro: pensamento analítico, inovação, aprendizagem ativa, criatividade, originalidade, iniciativa, intimidade com tecnologia, pensamento crítico, olhar multilateral, resolução de problemas complexos, liderança, influência social, inteligência emocional, raciocínio, análise e avaliação de sistemas.(Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.